Secretaria divulga boletim com 1 caso de covid-19 e 4 suspeitos

Publicado em: 02/04/2020 12:10

Secretaria divulga boletim com 1 caso de covid-19 e 4 suspeitos

Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Bonfim, a Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta quarta-feira, 25, que existem quatro casos suspeitos em investigação.

Um dos casos está ligado ao primeiro paciente infectado no município, um homem de 37 anos. Trata-se de uma pessoa da família dele, que apresenta sintomas da doença. O homem infectado e seus familiares estão em isolamento domiciliar. “Eles não saem de casa e nem recebem visitas. Temos um enfermeiro que está acompanhando o caso de perto e todos os dias vai até a casa da família. Lá verifica a situação de saúde, medicamentos, afere temperatura, mas todos estão bem”, disse a secretária de Saúde, Lisete Spies.

Quanto aos outros três casos, a suspeita é de transmissão comunitária - quando não é mais possível identificar o transmissor da doença. São moradores de Bonfim que não tiveram contato com o paciente infectado e que igualmente estão em isolamento domiciliar.

Os quatro casos suspeitos tiveram as amostras encaminhadas na tarde desta quarta-feira ao Lacen/RR, em Boa Vista, onde será feito o exame para detecção do covid-19. Os resultados ficam prontos entre 24h e 72h.

RASTREIO

Conforme Lisete Spies, as equipes de saúde estão fazendo a busca ativa das pessoas que tiveram contato com o paciente infectado, fora do ambiente familiar. “São pessoas que tiveram contato com ele, quando ainda estava assintomático ou quando já apresentava os primeiros sintomas. Também estamos buscando todas as pessoas que tiveram contato com familiares dele”, explica Spies.

Caso ainda não tenham sido contatadas, a secretária pede que essas pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo para informar se têm ou não algum sintoma.

CASO CONFIRMADO

Nessa terça-feira, 24, foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em Bonfim. Trata-se de um homem, de 37 anos, que teve contato com uma pessoa infectada em Boa Vista. Ele e sua família estão isolamento domiciliar, sendo acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.