FORMAÇÃO DA GUARDA CIVIL - Prefeitura de Bonfim firma convênio com o Governo de Roraima

Publicado em: 23/09/2019 18:36 | Fonte/Agência: Pedra Pintada Comunicação

Prefeito Joner Chagas com o governador Antônio Denarium, o deputado Coronel Chagas e o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Olivan Júnio

FORMAÇÃO DA GUARDA CIVIL
Prefeitura de Bonfim firma convênio com o Governo de Roraima

A Prefeitura de Bonfim e o Governo de Roraima assinaram um termo de cooperação técnica na tarde dessa segunda-feira (23), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, para que o curso de formação dos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFRON) seja realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS/RR), sem custo ao município.

O certame oferece 21 vagas, sendo 17 para homens e quatro para mulheres. As inscrições iniciaram na última terça-feira (17) e seguem até o dia 18 de outubro.

Na solenidade de assinatura do convênio, participaram o governador Antônio Denarium (PSL), o prefeito Joner Chagas (Republicanos), o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB), o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Olivan Júnior, o secretário de Segurança Pública de Bonfim, Reinaldo Lacerda, o comandante da Polícia Militar, coronel Elias Santana, a diretora da Academia de Polícia Integrada, Giuliana Castro, e demais autoridades estaduais e municipais.

O governador Antônio Denarium disse que com a assinatura do termo, Roraima terá uma segurança pública compartilhada entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal de Bonfim. “Bonfim é um município que faz fronteira com a Guiana, é um dos maiores produtores de grãos do Estado, em breve terá um atrativo a mais com a instalação das Free Shops. O município já possui potencial turístico e, sem dúvida a segurança de qualidade”.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, justificou que o convênio vai proporcionar mais segurança a Bonfim. “Trata-se de um município de fronteira onde há sempre muito crime de descaminho. Queremos proteger nossa cidade. Além disso, essa parceria técnica vai nos possibilitar não ter gastos com a formação dos profissionais, vai ajudar muito o município que não teria condições de arcar com essa despesa”, destacou.

Joner agradeceu ainda ao trabalho do secretário de Segurança de Bonfim, Reinaldo Lacerda, que esteve à frente dos ajustes do certame até a finalização do documento junto à diretora da Academia Integrada, Giuliana Castro.

“Foram atrás e trabalharam para fazer esse termo, assim conseguimos lançar o edital do concurso e em quatro dias já temos mais de 500 inscrições. Considerado um nível alto de inscritos, comparado a outros certames, que nos primeiros dias são em torno de 100 a 200 inscritos”, disse.

O deputado estadual Coronel Chagas foi um dos responsáveis pela articulação do convênio. Ele destacou a importância para a segurança de Bonfim e também para estado, que terá agentes qualificados na fronteira.

“A academia de polícia tem excelentes profissionais das polícias civil e militar, com instrutores e monitores, onde tem uma estrutura invejável. Os alunos terão uma boa formação, e essa é a garantia que teremos para que esse concurso tenha sucesso. Será na última fase e numa academia de ponta, onde os alunos terão boas orientações e ensinamentos que vão servir muito quando estiverem nas ruas trabalhando pela segurança de todos os bonfinenses”, disse.

O parlamentar parabenizou a Prefeitura de Bonfim pela conquista. “Parabenizo o prefeito Joner Chagas, e todo a sua equipe, por ter a coragem de decidir implantar a Guarda Civil, com a realização do concurso público. Agradecer ao governador Antônio Denarium e a sua equipe da Segurança Pública, a Polícia Militar, a Academia de Polícia, por terem recebido de braços abertos esse pleito, que vai nos dar a segurança de termos bons profissionais formados que estarão nas ruas prestando um serviço de qualidade ao cidadão”, disse.

A diretora da Academia de Polícia Integrada, Giuliana Castro, destaca que a APISC possui toda estrutura para realização do treinamento. “Estamos preparados para fazer a formação desses profissionais, onde eles receberão de maneira integrada capacitação profissional para atuação dentro dos limites legais, na busca de combate ao crime em Bonfim. Vamos realizar um trabalho de integração de todas as instituições”, enfatizou.

CONVÊNIO - O acordo de cooperação técnica tem vigência de dois anos. O curso de formação terá duração de 640 horas/aula. A capacitação será ministrada por agentes de segurança do governo estadual, na APICS.

Também cabe ao Estado fornecer estágios e cursos técnicos aos alunos, durante a formação dos alunos, bem como alojamento. Para ingressar no curso de formação, todos os candidatos devem ter sido aprovados nas fases anteriores do concurso, que incluem exames médico e toxicológico, avaliação psicológica, ser considerado apto na avaliação de capacidade física, além de possuir carteira nacional de habilitação na categoria AB válida.