Prefeitura realiza PlanificaSUS e capacita servidores da saúde

Publicado em: 21/08/2019 12:01 | Fonte/Agência: Ascom da Prefeitura de Bonfim

Prefeitura realiza PlanificaSUS e capacita servidores da saúde

Prefeito Joner Chagas na abertura do workshop “PlanificaSUS

A Prefeitura de Bonfim realizou nos dias 19 e 20 de agosto o workshop “PlanificaSUS”. A atividade teve por objetivo a implantação de um padrão de atendimento na Atenção Primária, capacitando os servidores da área da saúde.

Os profissionais foram orientados sobre como acolher pacientes, classificar os riscos e priorizar o atendimento aos que serão encaminhados para a média e alta complexidades.

“A população usuária do SUS precisa ser educada para esse novo modelo de serviços de referência e contra referência, que será realizado por agendamento prioritário após a Atenção Básica classificar os riscos”, explica a secretária municipal de Saúde, Lisete Spies.

O projeto é do Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) executado em parceria com o Hospital Albert Einsten, Governo do Estado e municípios da região norte de Roraima. Ainda serão realizadas outras etapas de capacitação.

PlanificaSUS - O Projeto Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde, ou PlanificaSUS, objetiva implantar a metodologia da planificação da atenção à saúde proposta pelo Conass em regiões de saúde das 27 unidades federativas, fortalecendo o papel da Atenção Primária e a organização da Rede de Atenção como um todo.

A planificação é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde e que tem sido utilizado em todo o país.

Texto: Ascom da Prefeitura de Bonfim