LOCKDOWN COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2020 EM BONFIM,RR

Publicado em: 04/06/2020 10:15

LOCKDOWN COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2020 EM BONFIM,RR

LOCKDOWN COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA EM BONFIM,RR

Lockdown em Bonfim começa na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Bonfim publicou um novo decreto nesta sexta-feira, 8, com medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus no município. O “lockdown” entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 11, e segue até a sexta-feira, 15, podendo o prazo ser estendido, de acordo com a necessidade.

O confinamento restringe a circulação de veículos e pessoas que não estejam cumprindo atividades essenciais. Também proíbe a entrada de pessoas que não sejam moradoras da cidade e impede a saída de moradores. Está liberado apenas o tráfego de viaturas militares, veículos oficiais e de apoio à saúde, ambulâncias e serviço de transportes de cargas.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, explica que o bloqueio total é necessário, devido ao aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus em Roraima. “Bonfim saltou para 17 casos positivos e outros 15 estão sob investigação. Até então, o município havia registrado apenas três casos, sendo que esses pacientes até já estão curados. Agora vamos acompanhar a curva das notificações e estudar novas medidas”, disse.

De acordo com o decreto n° 104/2020, continuam suspensas todas as atividades consideradas não essenciais. Bares, restaurantes, hotéis e lanchonetes só podem funcionar com serviços de delivery. Também estão suspensos os atendimentos em bancos e correspondentes bancários, lojas de departamento, papelarias, loja de materiais de construção, armarinhos e outros, exceto caixas eletrônicos.

O atendimento no serviço público não essencial também está suspenso, com exceção de atividades das áreas de saúde, segurança e de plantão. Permanece o toque de recolher às 20h, enquanto perdurar a situação de calamidade no município.

As panificadoras permanecem com seu horário de funcionamento, sendo proibido o consumo de alimento no local, entrada limitada a dois clientes por vez e uso obrigatório de máscara. Supermercados, mercearias e açougues podem funcionar das 8h às 18h, limitando a permanência de 30% dos funcionários, entrada de até seis clientes por vez e uso de máscara. Farmácia e postos de combustíveis podem funcionar normalmente, sendo obrigatório o uso de máscara por funcionários e clientes.

A orientação é que os moradores só saiam de casa em caso de extrema necessidade e, quando saírem, usem máscara. Também que mantenham as medidas de higiene, como lavar bem as mãos com agua e sábado e fazer uso de álcool 70%.

“Pedimos a compreensão e paciência de todos os bonfinenses. Esse é um momento de união, de ficar em casa e adotar todas as medidas de higiene necessárias. É o momento de salvar vidas e só vamos conseguir se estivermos juntos”, destaca o prefeito Joner Chagas.

O não cumprimento das medidas estabelecidas no decreto será caracterizado como infração à legislação municipal, estando o infrator sujeito as penalidades e sanções.