CORONAVÍRUS - Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio em Bonfim

Publicado em: 02/04/2020 12:24

CORONAVÍRUS - Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio em Bonfim

Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio em Bonfim

A Prefeitura de Bonfim editou um novo decreto autorizando o retorno gradual de atividades essenciais do comércio e serviços, a partir desta segunda-feira, 30. A medida restringe o funcionamento aos modelos de entrega ou retirada de produtos.

O decreto 067/2020 abrange atividades essenciais, com fornecimento de produtos e serviços nas modalidades delivery, drive-thru ou retirada do produto no local, evitando contato direto com o consumidor e observando as exigências e recomendações de higiene necessárias ao combate e prevenção do novo coronavírus.

Com isso, bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniências poderão funcionar apenas com os sistemas de entrega ou pague e leve, desde que adotem medidas preventivas para proteção e segurança contra transmissão a seus funcionários e clientes, não permitindo a aglomeração de pessoas em seu interior ou exterior, mantendo a distância mínima entre as pessoas de no mínimo 2 metros.

Já mercearias, açougues, supermercados e frutarias poderão funcionar das 7h às 19h, desde que observadas todas as medidas de higiene, distanciamento e cuidados recomendados, evitando a propagação da doença.

As farmácias, postos de combustíveis e padarias poderão voltar a funcionar normalmente, estando sempre atentos a higienização do ambiente, distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, disponibilização de álcool 70%, além de cumprirem outras recomendações das autoridades sanitárias.

As atividades comerciais e de serviços de oficinas, borracharias, lavanderias, lojas de material de construção, papelarias e outras do segmento, podem voltar às atividades, desde que cumpram todas as recomendações do decreto, como distanciamento, disponibilidade de máscara aos funcionários e álcool 70% aos funcionários e clientes, além de adoção das demais medidas sanitárias.

Permanecem suspensas todas as atividades que resultem em aglomeração de pessoas, como festas, aniversários, reuniões e shows, em ambientes abertos ou fechados, bem como atividades esportivas e de lazer em campos, praças, quadras, praias, rios e lagos.

Permanece o toque de recolher aos moradores às 20h e de até às 22h para os serviços de delivery de bares, restaurantes, lanchonetes e conveniências. A Prefeitura de Bonfim recomenda ainda aos moradores que permaneçam em isolamento social e que saiam de casa apenas em situações de extrema necessidade.

O não cumprimento das medidas estabelecidas no decreto implica em infração à legislação municipal, sob pena de aplicação de sanções que podem resultar na cassação da licença de funcionamento dos estabelecimentos.

“Vamos conviver com essa situação da pandemia por alguns meses. O decreto busca adaptar-nos a essa nova realidade, garantindo a manutenção dos serviços e empregos”, explica o prefeito de Bonfim Joner Chagas (Republicanos).

CASOS POSITIVOS

Em Bonfim existem três casos confirmados do novo coronavírus. Todos os pacientes são da mesma família e estão em isolamento domiciliar, com acompanhamento médico. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde seguem na busca ativa por pessoas que tiveram contato com os pacientes infectados e seus familiares.