Prefeitura de Bonfim assina termo de cooperação para produção de orgânicos

Publicado em: 30/07/2019 13:55 | Fonte/Agência: Pedra Pintada

Cerca de 60 famílias da agricultura familiar serão beneficiadas com o termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Bonfim e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a produção de orgânicos. O termo foi assinado no último sábado (27), na Feira Livre dos PAs, localizada no km 58 da BR-401.

Participaram da assinatura do documento o prefeito Joner Chagas, o superintendente-adjunto do MAPA, Levimar Anastácio Pinho, o secretário de Agricultura do município, Antonio Bezerra, e representantes das associações dos agricultores. Também prestigiaram o evento representantes da Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O termo de cooperação consiste na realização de cursos de capacitação dos agricultores para a implantação de 200 leiras por produtor no plantio de frutas, verduras e hortaliças, sem produtos químicos.

O MAPA, em contrapartida, entrará com o combustível e os técnicos agrícolas para acompanhar os agricultores na aplicação das técnicas durante os cursos. Já a prefeitura disponibilizará caminhões, caçambas, máquinas e equipamentos agrícolas com operadores.

Os agrônomos do MAPA iniciam as atividades nesta quarta-feira (31), com a coleta de solo, segundo a agrônoma Jaíne Magalhães, que faz parte da equipe composta por mais dois agrônomos. Um cronograma de atendimento será montado para a realização dos atendimentos.

Os produtos orgânicos serão produzidos por agricultores de sete associações de Projetos de Assentamento (PA), que incluem o PA Caju, Renascer, Alto Arraia e Frutos Verdes. A venda direta será realizada todo sábado, na Feira Livre dos PAs, as margens da BR-401.